top of page
  • Alfredo Gueiros

New Hope


Foto da casa onde funcionava o "CARRAPIXO"

Lembrando do meu amigo Rui Sarquis, pioneiro da noite cearense com o seu famigerado bar “Carrapixo". Localizado na rua dos Tabajaras lá na praia de Iracema. O ponto alto da noite era o bingo de um leitão, assado durante a tarde em um forno de uma padaria próxima. A única regra era a de que o ganhador deveria repartir o prêmio com todos os presentes. Após várias rodadas de Run Montilla e Old Eight, o Rui começava o BINGO, colocava a mão dentro de uma sacola de pano, onde estavam as pedras e dizia de acordo com o numero: “nin né” (9), geralmente os marcadores perguntavam:

- “.., que número é esse Rui??”

-“... o bingo é chamado em inglês, quem não souber retire-se...”

e continuava... tu tu... e outros perguntavam:

- qual é o número Rui?

- “... já disse... o bingo é em inglês.. o número é 22...”

e a madrugava corria na maior algazarra. Pois bem, a história que presencie foi a seguinte: o Rui em suas incursões em outros bairros, gostava de andar, segundo ele, no New Hope, também conhecido como Conjunto Nova Esperança. Era um dos seus preferidos e lá, conheceu a Claudinha, menina nova e que adorava forró. Rui sempre me dizia:

- “... Tô apaixonado! Ela é uma princesinha...” Uma bela noite, lá pelo ano 1997, o Rui me chama:

- ...ei! vamos lá no New Hope, tem uma bichinha que arrumei e tô morrendo de saudades dela. Partimos na sua “Brasa”, era como ele carinhosamente chamava a sua Brasilia 86 (sempre precisando de reparos e oficina), seguimos via Pirambú e Barra do Ceará até à casa da namorada do Rui. Entramos e saímos em várias ruas e vielas até o destino. Rui buzina e depois de um tempinho, sai a mãe da “namorada”

- Oi Rui!! Você aqui??

- Cadê a Claudinha?

- Sei não... Rui tu ligou pra ela?

- Não!

- Ora Rui, os que ligam não acham, imagine tu que nem ligar ligou!! Rui saca do bolso da camisa uma “carteira” de cigarros continental e mostra pra prá mãe e diz: - ... olha aqui o que trouxe pra senhora!

A véia pega a carteira e chama os irmãos da Claudinha, que aparentavam ter entre 8 e 10 anos e diz

- mininos! Vão já atrás da sua irmã e volte prá dizer onde ela tá... havia!!

Dez minutos chega um deles esbaforido

- ... mãe ! A Claudinha tá lá no Bar do Lôro dançando forró com um cabra de um Chevette...” Rui olha prá mim e diz: “... vamô simborá, a concorrência é grande, eu de Brasa e o caba de Chevette! Como é que vou ganhar??


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page