top of page
  • Dr. Synesio Lyra Junior

VISITANDO PARENTES GUEIROS EM TRES CAPITAIS


Desde que eu saí do Brasil ha 59 anos atrás, tenho procurado visitar a terra nativa cada vez que me é possível. Houve ocasiões quando vim três vezes à pátria amada no mesmo ano. Entretanto, uma visita anual é algo bem especial, especialmente quando posso ver parentes Gueiros - minha família do lado materno.

Sim, minha mãe Nisia Gueiros Peixoto Lyra, faleceu quando eu era ainda um infante e, por isso, nunca a conhecí pessoalmente. Nascí no Recife, mas com vinte dias fui com minha mãe me juntar ao meu pai que estava assumindo o pastorado da Igreja Evangélica Fluminense, no Rio de Janeiro, de onde saí em 1958 para estudar primeiro nos E.U.A., e depois na Holanda, Alemanha, e na Rep. da África do Sul, além de ter ministrado na Singapura, na Ásia.

Cada visita que faço ao Brasil me fornece oportunidades de dar palestras bem como pregar em várias congregações numa cidade ou região onde visito cada ano. Uma das minhas maiores alegrias é poder estar em contato com parentes Gueiros, a maioria dos quais eu ja conhecia pessoalmente, e outros apenas através do facebook.

Este mes de Março 2017, meu alvo principal foi cumprido nas celebrações dos 90 anos alcançados pelo querido primo, Dr. Samuel Gueiros que reside em Fortaleza, Ceará - tendo antes residido no Recife, Mossoró (RN), Rio de Janeiro em sua longa a brilhante carreira como advogado. Entretanto, seu impacto também é feito através de muitos anos como professor de adultos na Escola Dominical, Presbítero em várias congregações presbiterianas em cidades onde residiu, autor de dois livros de natureza biblico-teológica e, mais recentemente, membro-fundador e secretário da Academia Evangelica de Letras do Ceará.

Participei na sexta feira 10 de Março, 2017, em Fortaleza, com seus muitos filhos, netos e bisnetos, alem de amigos de vários locais que vieram honra-lo por esta data natalícia. Eu fui a pessoa que viajou a maior distancia para estar aqui presente.

Antes de chegar em Fortaleza, revisitei Vitória e Vila Velha, no Espirito Santo, onde não havia estado em mais de 60 anos. Foi alegria ver e ouvir Dr. Gedeltí Gueiros, bem como sua irmã mais velha - Sara Gueiros Dodd. Pude la observar a obra da Igreja Cristã Maranata que Gedeltí dirige, a qual tem tido enorme impacto em outras partes do mundo, e pelo Brasil inteiro. Enquanto la, tive contato com pastores vindos da Ukrania e Crimea, bem como o privilégio de contatos com muitos obreiros desta igreja sempre crescente e impactante.

O outro encontro com um querido parente foi no aeroporto de Guarulhos, S.P. no momento da minha chegada no Brasil, antes de prosseguir para Vitória e finalmente para Fortaleza. Isto ocorreu com o primo Bruno Gueiros Fuzati Rodrigues, que reside com sua esposa e filhinho em São José dos Campos, S.P. Tivemos um cafe da manhã juntos, e animada conversa, antes de eu prosseguir para Vitoria onde, no dia seguinte, domingo 5 de Março, preguei pela manhã na Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória, ao lado de seus ilustres pastores - Dr. Hernandes Dias Lopes e Jailto do Nascimento. Naquela noite ocupei o púlpito de uma das igrejas presbiterianas na cidade de Cariacica - parte da grande Vitória.

Dr Synesio Lyra e Pastor Othoniel Martins

Em Fortaleza preguei pela manhã do domingo 12 de Março na Primeira Igreja Presbiteriana, e no culto vespertino da Igreja Presbiteriana de Aldeota, na mesma capital.

A todos os parentes Gueiros, eu ofereço o desafio de Provérbios 22:28 - "Não removas os marcos antigos que puseram teus pais." Em outras palavras, mantenhamos a fé que nossos antepassados fielmente passaram a nós, e sejamos diligentes em transmitir a mesma a nossos filhos e netos, sob o poder do nosso Deus.

Almoço após Culto Matutino em Fortaleza CE, com Rev. Dr. Synesio Lyra


273 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page